É muito comum vermos jogadores de poker com choradeiras que são azarados, que perderam a mão x ou a mão y, que os donks é que têm sorte e tudo lhes acontece. E normalmente não estão a mentir, quanto mais mãos jogarem, quanto mais horas estiverem em jogo mais situações complicadas vão aparecer, mais spots dificeis, mais sorte, mais azar, mais tudo.
Muitas das vezes, e sendo que o poker é um jogo em que somos nós quem tomamos todas as decisões, não estamos a jogar o nosso melhor, aquilo que em poker se chama o A Game", e por esse motivo em vez de ganharmos dinheiro, vamos na grande maioria das vezes perder. Haverá alturas que certamente mesmo a jogar mal vamos ganhar.. e porquê? basicamente porque podemos estar a ter sorte, e o 5bet bluff com T7o bateu o AA do vilão.
Mas hoje em dia, com várias escolas, coachings reputados, fóruns dedicados, conferências, offices, etc... a maioria dos jogadores podem não ser excelentes, mas também não são donks, e entendem grande parte dos conceitos do jogo, sabem analisar e conversar sobre uma mão, conseguem compreender outras abordagens. Quando se sentam nas mesas, são confiantes, audazes, e é rara a vez que reconhecem não ter edge sobre determinado jogador. Esta vaga de jogadores costuma ter bons resultados, nem que seja após rakebacks e bónus mas enfrenta um problema... vivem mal com a variancia negativa principalmente quando acham que estão a jogar bem...
Jogar bem e perder é das coisas mais complicadas de gerir no poker, porque aparentemente é um contrasenso, mas na realidade não é...
Os jogadores têm de perceber que só por estarem a jogar bem não é sinónimo de que têm de ganhar sempre... há alturas em que ganhar parece ser uma missão impossível e é algo que temos de aceitar e manter a confiança no nosso jogo. Uma das diferenças entre um jogador mau e um que está a jogar bem e a perder, é que se este último fosse mau estaria a perder 5x mais. A diferença é que um bom jogador sabe quando deve parar e entende que o jogo onde está sentado não é o melhor. Isto pode acontecer por vários motivos, entre os quais, pela qualidade dos outros jogadores da mesa, pela posição que ocupamos na mesa, por falta de adaptação do nosso estilo á forma como o resto da mesa tá a jogar, pelos astros não estarem do nosso lado... várias razões que afectam o nosso jogo, que nos levam a forçar mais os potes, a ser mais agressivos de forma geral, a entrar em leveling wars contra os adversários, e que acabam por deteriorar o nosso A game.
Um bom jogador tem de conseguir perceber qual ou quais os motivos que o estão a levar ao insucesso, e, no caso de poder modificar alguma das variáveis que consegue controlar, fazê-lo o mais depressa possível. Se o que o está a afectar não pode ser controlado, há que saber sair, até porque há vida para além do poker, há sempre um jogo amanhã, o importante é o long run e não nos podemos deixar afectar pelos resultados da sessão diária, ou daquela mão especifica. Há que passar ao nível seguinte e olhar para o poker como um todo e parar com as queixas do AA vs TT que no river só tinha 5%... chega pessoal...
Ouço muitas vezes... "Olha-me para isto... já larguei QQ 3x e 2x AA.. Fuck my life!!" Não fiquem tristes de ter de largar estas mãos... fiquem contentes e orgulhosos! Bem sei que era melhor ter ganho a mão, mas sabem que mais? Deviam era ficar contentes por saberem que um mau jogador vai ser stakado quase sempre naquele spot e voçês pouparam 50big blinds pela decisão que tomaram nesse spot! Fiquem contentes e orgulhosos por chegarem ao final da sessão e verem que perderam $600, sabendo que jogaram bem e que qualquer donk tinha perdido $2000 se tivessem que tomar as mesmas decisões que voçês. Isto é poker, as situações aparecem e um gajo tem de ter sangue frio e lidar com elas tomando as melhores decisões... em vez de andarem chateados com meio mundo porque levaram uma bad beat, que têm mau Karma e que nada na vida vos corre bem, fiquem contentes e com vontade em melhorar ainda mais o vosso jogo, porque todos os jogadores têm spots complicadissimos, uns largam as mãos com a consciência que tomaram a melhor decisão, outros dão call e vaõ ser stakados, e ás vezes, estes que dão call vão dar uma bad beat a alguém que jogou bem.
Mas o jogo é mesmo isto, e há-de ser sempre assim, quem não percebe isto não anda no poker a fazer nada e a vida vai ser sempre miserável porque as situações continuam a acontecer, e continuam e continuam... e a choradeira continua, porque o jogo é assim mesmo. A forma como se lida com isto é que determina parte do nosso sucesso.. ou nos deixamos levar pela espiral negativa que cada vez mais nos arrasta para o fundo, ou saimos do buraco e esforça-se por trabalhar para ser melhor.
Está tudo nas nossas mãos.
Nuno Reis