6/09/2011

Jogar bem vs ganhar ou perder

É muito comum vermos jogadores de poker com choradeiras que são azarados, que perderam a mão x ou a mão y, que os donks é que têm sorte e tudo lhes acontece. E normalmente não estão a mentir, quanto mais mãos jogarem, quanto mais horas estiverem em jogo mais situações complicadas vão aparecer, mais spots dificeis, mais sorte, mais azar, mais tudo.


Muitas das vezes, e sendo que o poker é um jogo em que somos nós quem tomamos todas as decisões, não estamos a jogar o nosso melhor, aquilo que em poker se chama o A Game", e por esse motivo em vez de ganharmos dinheiro, vamos na grande maioria das vezes perder. Haverá alturas que certamente mesmo a jogar mal vamos ganhar.. e porquê? basicamente porque podemos estar a ter sorte, e o 5bet bluff com T7o bateu o AA do vilão.


Mas hoje em dia, com várias escolas, coachings reputados, fóruns dedicados, conferências, offices, etc... a maioria dos jogadores podem não ser excelentes, mas também não são donks, e entendem grande parte dos conceitos do jogo, sabem analisar e conversar sobre uma mão, conseguem compreender outras abordagens. Quando se sentam nas mesas, são confiantes, audazes, e é rara a vez que reconhecem não ter edge sobre determinado jogador. Esta vaga de jogadores costuma ter bons resultados, nem que seja após rakebacks e bónus mas enfrenta um problema... vivem mal com a variancia negativa principalmente quando acham que estão a jogar bem...


Jogar bem e perder é das coisas mais complicadas de gerir no poker, porque aparentemente é um contrasenso, mas na realidade não é...


Os jogadores têm de perceber que só por estarem a jogar bem não é sinónimo de que têm de ganhar sempre... há alturas em que ganhar parece ser uma missão impossível e é algo que temos de aceitar e manter a confiança no nosso jogo. Uma das diferenças entre um jogador mau e um que está a jogar bem e a perder, é que se este último fosse mau estaria a perder 5x mais. A diferença é que um bom jogador sabe quando deve parar e entende que o jogo onde está sentado não é o melhor. Isto pode acontecer por vários motivos, entre os quais, pela qualidade dos outros jogadores da mesa, pela posição que ocupamos na mesa, por falta de adaptação do nosso estilo á forma como o resto da mesa tá a jogar, pelos astros não estarem do nosso lado... várias razões que afectam o nosso jogo, que nos levam a forçar mais os potes, a ser mais agressivos de forma geral, a entrar em leveling wars contra os adversários, e que acabam por deteriorar o nosso A game.


Um bom jogador tem de conseguir perceber qual ou quais os motivos que o estão a levar ao insucesso, e, no caso de poder modificar alguma das variáveis que consegue controlar, fazê-lo o mais depressa possível. Se o que o está a afectar não pode ser controlado, há que saber sair, até porque há vida para além do poker, há sempre um jogo amanhã, o importante é o long run e não nos podemos deixar afectar pelos resultados da sessão diária, ou daquela mão especifica. Há que passar ao nível seguinte e olhar para o poker como um todo e parar com as queixas do AA vs TT que no river só tinha 5%... chega pessoal...


Ouço muitas vezes... "Olha-me para isto... já larguei QQ 3x e 2x AA.. Fuck my life!!" Não fiquem tristes de ter de largar estas mãos... fiquem contentes e orgulhosos! Bem sei que era melhor ter ganho a mão, mas sabem que mais? Deviam era ficar contentes por saberem que um mau jogador vai ser stakado quase sempre naquele spot e voçês pouparam 50big blinds pela decisão que tomaram nesse spot! Fiquem contentes e orgulhosos por chegarem ao final da sessão e verem que perderam $600, sabendo que jogaram bem e que qualquer donk tinha perdido $2000 se tivessem que tomar as mesmas decisões que voçês. Isto é poker, as situações aparecem e um gajo tem de ter sangue frio e lidar com elas tomando as melhores decisões... em vez de andarem chateados com meio mundo porque levaram uma bad beat, que têm mau Karma e que nada na vida vos corre bem, fiquem contentes e com vontade em melhorar ainda mais o vosso jogo, porque todos os jogadores têm spots complicadissimos, uns largam as mãos com a consciência que tomaram a melhor decisão, outros dão call e vaõ ser stakados, e ás vezes, estes que dão call vão dar uma bad beat a alguém que jogou bem.


Mas o jogo é mesmo isto, e há-de ser sempre assim, quem não percebe isto não anda no poker a fazer nada e a vida vai ser sempre miserável porque as situações continuam a acontecer, e continuam e continuam... e a choradeira continua, porque o jogo é assim mesmo. A forma como se lida com isto é que determina parte do nosso sucesso.. ou nos deixamos levar pela espiral negativa que cada vez mais nos arrasta para o fundo, ou saimos do buraco e esforça-se por trabalhar para ser melhor.


Está tudo nas nossas mãos.


Nuno Reis

4 comentários:

João 4lk4line Alçada disse...

bom post. abraço

Rui Alves disse...

Muito Bom Post!! Muita gente devia ler este post.
Abraço

mrjonnhy disse...

Um dos melhores posts que já li... Muito bom mesmo...

Continua assim,e venham mais posts destes....

Abraço

Hugo Pereira disse...

Muito bom este post e revejo-me nas palavras... porque tenho andado com uma variância negativa, o que me tem feito queixar e talvez até alterar o meu tipo de jogo (não devia de facto e tenho de ultrapassar isso).

Mas com a tal "choradeira" vou continuar... eheh.. até porque tem coincidindo com upswings a seguir. É apenas superstição :D