9/07/2007

Agressividade

Boas,

este post serve para "tentar" passar a forma que eu entendo correcta de jogar em momentos cruciais de torneios.

Surge no seguimento do comentário do Nuno Catita sobre a minha jogada no 8r do ultimo post e por já ter sido criticado por várias vezes a minha forma de jogar pouco convencional quando comparada com jogadores mais conservadores.

Há pelo menos 2 situações que irão sempre acontecer em torneios, um é a entrada no dinheiro, o chamado bubble play, e outro é quando a nossa stack atinge um M ( stack/ (blinds+antes)) baixo.

Nestas duas situações tenho sempre os seguintes pensamentos em conta:

- Que stack têm os meus 2-3 adversários á esquerda e á direita
- Forma que jogaram durante as duas ultimas rondas
- Estrutura de prémios
- Tempo para subirem as blinds

Dando o exemplo do 8r:

Estavamos 136 jogadores e faltava caír um para entrar no $. O primeiro pensamento de 90% dos jogadores que chegam a esta fase é estarem quietinhos para pelo menos ficarem no $, e esta regra aplica-se apartir do momento em que faltam 10-15 jogadores para ITM. O que 10% dos jogadores fazem é aproveitarem-se desta situação e obrigá-los a foldar mãos que noutra altura qualquer eles não foldariam. Há jogadores que na eminência de entrar no $ até AA foldam. Eu não recrimino, antes pelo contrário, se a táctica para o torneio foi ficar ITM deve ser seguida até ao fim. E desta forma não têm de se queixar das badbeats que levaram quando estavam quase lá.

Nesta fase e sempre que a minha stack me permite, normalmente com os jogadores á minha esquerda cobertos, faço shove grande parte das vezes com any2 nomeadamente no CO, Button e SB desde que o pot ainda não tenho sido raisado por ninguém. A maior parte das vezes todos os jogadores por falar foldam, e eu ganho 1 ou 2 rondas de blinds.

No caso especifico do 8r, tudo fold até mim e eu na SB tenho A6, que até é uma mão legitima para dar raise na BB. Imaginemos então os seguintes cenários:

1º Eu faço raise 3x e a BB push - Resultado= FOLD pq não posso pagar tanto com A fraco independentemente dele poder estar a fazer um move sobre um possivél steal. Ou então faço um call "estupido" porque tenho um A e o mais certo é estar dominado.

2º Raise 3x BB calls e vem uma miss board - Resultado= Continuation bet (80% das vezes) e BB push e nós fold, ou então check e perdemos o pot.

3º Eu faço push e arrisco-me a:

- Roubar a blind se a BB fizer fold ( algo que vai acontecer 90% das vezes)
- Ser chamado pela BB

Nas muito poucas situações em que BB faz call arriscando a eliminação no torneio, normalmente estou dominado por uma mão melhor que a minha, no entanto, e convém nunca esquecer este pormenor, vai haver uma % de vezes suficientemente boa em que vamos ganhar a mão.

Considerando o mesmo exemplo do A6 vs QQ estamos perante uma situação de 30-70, o que quer dizer que 30% das vezes vamos ganhar a mão e ficar numa posição muito confortável no torneio, que nos poderá levar á FT que é onde está o dinheiro. Na minha opinião prefiro arriscar acumular fichas em situações onde sei que 90% das vezes, e por todos os motivos apresentados, a BB vai fazer fold e onde vou ganhar blinds importantissimas para a fase seguinte do torneio. Mesmo sabendo que posso ficar fora dos primeiros prémios.

Dando um exemplo que aconteceu hoje num sit de 180 jogadores, quando estavamos cerca de 25 ( pagava a 18), tenho cerca de 12k na SB e jogador na BB umas 8k e eu recebo 105o.

Um jogador conservador faria fold porque 105o é horrivél de se jogar e eu concordo. Utilizando a minha estratégia fiz push e a BB faz call com QQ ( hoje em dia parece que têm sempre mão) ou seja, estou super dominadissimo tipo 15-85, mas o flop trouxe um 5 e o river um 10 e eliminei um jogador ficando no top5 do torneio que mais tarde acabei em 4º lugar. Este 4º lugar equivale a 7-8 ITM que pudesse conseguir caso jogasse de forma mais conservadora. Por isso prefiro arriscar mais em momentos onde a cabeça dos jogadores não está nas cartas mas sim no $. Este conceito, também o aplico sempre que estamos perto de uma subida no patamar dos prémios ( desde que seja significativo, e não mais 3$ no proximo nivel, dando um exemplo).

Resumo: Sem correr riscos e sem picking spots é muito dificil chegar na frente, sei que há alguns jogadores online que sofrem ( e bem) do sindrome de good runs de cards durante os torneios ( ouvi dizer que o TC é um deles, mas é um mito :))) ) no meu caso infelizmente isso não acontece, e por isso sou "obrigado" a jogar muito mais lose e de forma agressiva para construir stack que me permita chegar as FT de forma saudavel.

Aceito e compreendo todas as criticas daqueles que têm uma forma mais conservadora de abordar o jogo, e que tentam escolher mãos melhores, porque na eventualidade de serem chamados asseguram uma maior % de sucesso, do que as mãos que eu apresento. Concordo! São estilos... Mas e quando as mãos não aparecem? Desta forma opto por jogar com a stack, com os jogadores, com o momento e menos com as cartas.

Pessoalmente prefiro jogar assim, e no entanto compreendo quem não o faz. Foldar qualquer uma das mãos que eu apresentei não é mau jogado, nas mãos seguintes posso ter melhores cartas para fazer o mesmo... Mas o poker não é um jogo de cartas... É um jogo de apostas.

Ainda hj o meu grande amigo Zumy deu uma lição de jogar FEARLESS POKER com transmissão para todo mundo. No fim ganhou, e todos temos de lhe dar os parabéns!

Foi SHOW DE POKER!!!!!!!

Abraço a todos

2 comentários:

Manero disse...

Concordo perfeitamente, temos de arriscar nos momentos cruciais se realmente pretendemos chegar longe. E esta é a melhor altura para isso.

Catita disse...

concordo ctg, no poker nao existem verdades absolutas, uma jogada que no inicio parece completamente ridiculo como aquela do t5off, no fim pode-se revelar uma jogada superliga galp energia golo do mês. a unica coisa que n me entra na cabeça, é... "achas que o sucesso final do teu torneio depende de um roubo de blinds quando estao cento e n sei qtos jogadores e tu estas em quadragésimo e nao sei que?! é aquele roubo de blinds que te vai permitir avançar categóricamente para um grande resultado?! isto pq vais ter pelo menos mais 2 a 3 horas de jogo pela frente n me parece que um roubo de blinds arriscanado a stack toda seja um factor crítico de sucesso naquele momento, só isso. como diz um amigo meu.. sao diferente doutrinas :)

GL in tables :)