9/13/2007

SMART

SMART é uma formula criada por Alan Schoonmaker para a revista Cardplayer que nos ajuda a traçar metas e objectivos no poker.

Que medida usam para se sentirem satisfeitos ou insatisfeitos no vosso desempenho?

Não nos podemos contentar em estarmos satisfeitos por andarmos a ganhar nos últimos dias ou insatisfeitos por há 2 meses estarmos num cold deck horrivel. Podemos andar a ganhar menos que o nosso potencial ou estarmos numa variância negativa, dando um exemplo. Por isso a melhor maneira é traçar um plano, de curto, médio e longo prazo, e anotar o que precisamos fazer para atingir essas metas.

Que objectivos escolher? é aqui que entra a formula SMART


Specific - especifico

Termos o objectico de ganhar dinheiro ou jogar melhor é muito vago. Use objectivos de winrates, como bb/100 ou alcançar 15% ROI em sng´s de 6.5$.

Measurable - que possa ser medido

Ou seja, dando o exemplo do EPT, ninguém consegue um ROI de 100% jogando a vida toda todos os EPTs, porque é algo que não pode ser medido mesmo que se viva alguns séculos. Ter como objectivo ter um ROI de 100% nos próximos 600 torneios é muito mais aceitável.

Achievable - que se possa alcançar

Limite-se a objectivos que se possa realmente alcançar. Se por exemplo andas a jogar nl25 deves ter no curto\médio prazo o objectivo de subir o winrate para x bb/100 ou mesmo manter o winrate em nl50. Não faz sentido querer conseguir 5 bb/100 em nl400 dentro de 2 meses.

Relevant - que seja relevante

Neste ponto é o equilíbrio entre o que pode ser alcançável e o que nos pode deixar satisfeitos ou orgulhos de atingir. Convém ser um objectivo que nos deixe orgulhosos em atingir, se o objectivo for continuar a ganhar 400$ mês que é algo que você já faz, acaba por ser um objectivo que não vai trazer nada de novo.

Time-based - baseado no tempo

Estabelece sempre datas para os teus objectivos. Se o objectivo for melhorar o winrate em 30% num mês, passa a ser um objectivo onde no final desse período podemos avaliar o sucesso ou insucesso do objectivo e traçar novos objectivos no mês seguinte. No entanto se objectivo for o mesmo, mas sem data, podem passar 5-6 meses até conseguir melhorar o winrate e nessa altura já estás desmotivado.



Pegando neste sistema vou dar um exemplo de como deve ser aplicado:

Curto prazo: 8bb/100 em NL50 em 2 meses
Médio prazo: 5bb/100 em NL400 num ano
Longo prazo: ser EV+ em NL2000 em 3 anos

Depois e no seguimento dos objectivos traçados, é importante escrever um resumo do que se acha necessário para atingir esses objectivos, por exemplo:

Curto prazo: menos bluff no river, não fazer slowplay dos meus sets, colocar mãos no fórum regularmente, ler atentamente os comentários de jogadores experientes, ver o video X ou ler o livro Y.
Médio prazo: Melhorar concentração, estudar o jogo do jogador W, evitar ser previsível.
Longo prazo: jogar em mesas difíceis para ganhar experiência, estudar timing tells, explorar os erros dos regulares.


Depois disto é importante que você se auto-presenteie depois de atingir cada objectivo. Comprar o Tlm que tanto queríamos, ou o capacete do Rossi, ou a PlayStation 3, qualquer coisa que seja do nosso agrado e que nos faça pensar que foi graças ao objectivo X que conseguimos ter isso. Acho isto muito importante.


Escrevi este texto, porque na minha consulta diária dos blogs de jogadores, conhecidos e menos conhecidos, descobri este texto que me pareceu muito útil a todos os jogadores. Por isso resolvi transcrever e adaptar para o meu blog. TY Roberto R.

Abraços

Nenhum comentário: