11/15/2007

Set no flop?? nice :)) or maybe not...

Temos um set no flop… e agora????

Questões que tenho de analisar:

1º Vou ter posição sobre a mão??
2º O meu adversário é Agressivo ou Passivo e qual o range dele??
3º Quem foi o raiser inicial e qual a frequência de Cbets que faz??
4º Em que tipo de board completámos o set??
5º Qual será a melhor forma de rentabilizar a mão??

Vamos por partes…

Primeiro que tudo devemos considerar que no flop completámos o nosso set e que queremos rentabilizar a mão, para isso é necessário que o nosso adversário tenha conseguido apanhar uma parte do flop, caso contrário normalmente a mão acaba com uma bet no flop e contra isso nado podemos fazer.

No caso do nosso adversário ter conseguido alguma coisa no flop, seja um ou dois pares, seja um draw, temos boas hipóteses de conseguir rentabilizar a mão. Neste caso ter noção de como reage o adversário é muito importante. Se estamos OOP é importante sabermos se o adversário é capaz de pelo menos fazer Cbet no flop, tendo em conta que sim, nestes casos prefiro fazer C/R no flop e ver como ele reage, no caso do adversário ser passivo no flop opto quase sempre por liderar a aposta e ver como ele reage.

Outra coisa muito importante a considerar é a textura da board… é preciso ter noção que flopámos um set mas ainda não ganhamos a mão, e no caso de haver draws na mesa há bastantes probabilidades de a virmos a perder.

Vou dar um exemplo numa mão que joguei, e que após ter reflectido sobre o assunto, considero hoje em dia que foi um erro que posso evitar e que certamente me pode ajudar futuramente.

http://www.pokerhand.org/?1701898

Tentando analisar esta mão, estou no CO e recebo 44 por isso faço o Raise standard 4BB, o Butão RR o que não me agrada já que vou ficar sem posição o resto da mão. O jogador em causa é Semi-Loose-Agressive-Agressive a jogar 21/17/4, e tenho notas que joga os draws de forma mt agressiva. Fiz call por set value, sabendo que as implied odds que recebia eram muito á justa com o RR que ele fez. A board veio 4c8hTh, o que não é das melhores boards para se ter já que há possibilidade de str8 e flush draw, sendo que str8 seria mais improvável já que J9 não está no range dele de 3bet pf. Sabendo que ele é superagressivo no flop e não me daria crédito de ter acertado aquela board resolvi fazer lead no flop apostando ½ pot para induzir um C/R normal neste tipo de jogadores, ao que eu respondi com um allin no flop e no qual ele dá call, concretizando o flush draw no turn e levando o pot de 388$.
Nestas alturas que dizemos que temos um azar do caraças e que bate sempre para o gajo… bom, na verdade eu acho que joguei mal a mão, e que este tipo de situações podem ser evitadas em parte. Na realidade ele apenas tem 25% de hipóteses de ganhar a mão e apenas tem de fazer call de 77$ para ganhar um pot de quase 400$, o que lhe dá as odds correctas para pôr o resto do $ no flop.

Hoje em dia procuro, em boards deste tipo jogar a mão desta maneira:

http://www.pokerhand.org/?1701889

Ou seja, o que fiz neste caso, e aproveitando a minha posição e o facto de também estar perante um jogador tigh-agressive 18/16/5.5 foi controlar o tamanho do pot para poder fazer push no turn, onde as odds que estou a dar são muito menos favoráveis do que no flop. Comparando com o exemplo anterior, uma vez chegado ao turn e colocando o adversário em flush draw , as hipóteses dele completar a mão baixam para 15% e ele acaba por colocar o $ mal ao chamar 135$ para um pot final de 360$.

No caso dos adversários fazerem push no flop é óbvio que não vamos largar a mão e vou com ela até ao fim. Mas grande parte das vezes não é isto que acontece, e muitas vezes podemos evitar situações que nos custam uma stack, só porque cometemos erros e depois culpamos a sorte.

Feedbacks são bem vindos sobre esta linha de pensamento.

Fiquem bem e GL at the tables ;)

4 comentários:

João Paulo Veiga disse...

mas no 2º caso tens posiçao. Como vais controlar o pot sem posiçao? fazes bet 1/2 pot e so call ao raise?fazes check-call no flop?

espanhol disse...

Hi jouny. Penso que a linha, caso bata a 3ª carta é fazer check behind ou call a uma bet(apesar de tudo ainda há 10 outs para melhorar)(certo nnreis?)

Excelente post, tive de vir comentar. Há muitos jogadores desejosos de ir all in com draws no flop, onde têm o dobro da probabilidade de completar a sua mão. Confesso que com set tenho a tendência de fazer o que fizeste na primeira mão, mas se ele vai fazer call de certeza (tem odds para isso) para que vale fazer o push?

Mas nessa primeira situação (se não me estou a enganar) tu não podes foldar qualquer bet que ele faça no turn o pot dá-te 4:1 e tens 10 outs para melhorar no turn, pelo que o call é EV+.

Na minha opinião, nessas condições (i.e.: oop, possivel flush draw,villain agressivo, 3bet preflop)acho que check raise é capaz de render mais...

(mas isto sou eu que so jogo NL50 e se calhar em NL200 temos de ver as coisas de maneira diferente)

ass.espanhol

Lord disse...

Artigos deste género são sempre bem vindos.

Força para continuares com o blogue, se for com artigos deste género vale a pena.

Henk disse...

Nice blog! More people should read it. If you want, you can register your blog www.pokerweblogs.com. It is free and and it automatically updates when you do an update, so visitors of our site can see when you updated your blog. The big advantage is that it will attract much more visitors to your blog. Brasilian/ Portuguese language soon available.

Greets Peter