10/29/2007

Controle Emocional

Uma das fortes características que um jogador de Poker deve ter é controle emocional enquanto joga.

E este conceito serve tanto para as vitórias ou badbeats que damos, como para as derrotas e badbeats que levamos. É conveniente pensarmos que do outro lado da barricada está alguém que também ganhou ou perdeu a mão e que decerto não aprecia ser enxovalhado, tal como nós, por ter perdido determinada mão, tenha sido bem ou mal jogado.

Frequentemente assistimos, Live e Online, a demonstrações de euforia ou de raiva, pela forma como foi jogada determinada mão e pelos resultados obtidos dessa jogada.

That´s Poker, man! Vão sempre acontecer...

Pessoalmente já assisti a situações verdadeiramente embaraçosas, para ambos os lados, seja em torneios live, seja em Ring em Espinho, para não falar nas centenas de situações que acontecem online, onde os jogadores são chamados de tudo e mais alguma coisa, e ainda mais grave quando isso acontece em torneios entre a comunidade. Já li coisas no fórum sobre freerols, que são vergonhosas de acontecer.

Por muito má que tenha sido a decisão do outro jogador ir all in ou fazer call com 72 e isso vos ter eliminado do torneio não dá o direito a ninguém de insultar outra pessoa. Irão sempre existir outros Freerols e é bom que essas pessoas continuem a fazer esses calls. São eles que vos vão dobrar e permitir ganhar outros torneios.
Isto aplica-se em todos os jogos de Poker... não tratem mal o fish, elogiem-no.

Outro aspecto importante do controle emocional é controlar as perdas e proteger a banca. Acontece frequentemente um jogador entrar numa mesa com o pensamento de vou-me sentar aqui com 500$ ( dando um exemplo) vou jogar tigh, tentar dobrar e saio. Sempre que o jogador tem a felicidade de o conseguir, ele cumpre o prometido e abandona a mesa, mas e quando isto não acontece??
O mais comum é, sempre que esse jogador for stackado vai fazer reload e continuar na mesa, porque foi mt azar aquele KK ter batido o nosso AA. Mas o dia não tá a correr bem e fomos stackados novamente com um galo do caraças. Se souberem que o jogador está a jogar fora de banca, procurem-no em limites superiores, e sentem-se na mesa dele, porque literalmente ele vai distribuir o pouco que lhe falta da banca. Esqueçam os outros jogadores e limitem-se a apanhar aquele.
É brutal, a forma como as reacções emocionais acontecem em catadupa numa mesa de Poker, e a forma como quase todos reagem. Para esse jogador que teria 2500$ de banca, e que por "azar" perdeu 1000$ em NL500, na cabeça dele os 1500$ com que ficou representa 0$. Quem perde 1000$ quando esses 1000$ eram tão importantes para a banca dele, vai certamente perder os 1500$ que ainda lhe restam, simplesmente porque não tem controle emocional.
O mesmo acontece quando um Donkey faz call a um RR com 82 e nosso KK que parecia fortíssimo numa board T28, acaba por perder para 2 pares, e nós não conseguimos perceber como é que o FDP faz call com aquela mão, depois de termos feito RR. Não procurem ir atrás dele, não façam call com 65o fora de posição na esperança de ver um flop 234 rainbow... Simplesmente identifiquem o donkey, ponham uma nota nele, e JOGUEM BEM! Lembrem-se que se jogarem bem, mais tarde ou mais cedo vão apanhá-lo, não há necessidade de arriscarem o vosso dinheiro em situações marginais, e que vos fazem perder dinheiro no long run. Mas mais importante, não insultem o Fish. É preferível não dizer nada, do que lhe chamar nomes.

O controle emocional é algo que pode ser treinado, eu próprio ainda hoje tenho algumas dificuldades em lidar com algumas situações, por exemplo, aguento perfeitamente bem 1-2 badbeats, mas sei que na terceira já me vou exaltar e na quarta o teclado é capaz de ficar maltratado, mas já fui muito pior. Sempre que sinto que estou a perder o controle, paro de jogar. Entro na Cardrunners e vejo um video de uma hora e volto, com mais e melhores ideias para aplicar.

Perder o controlo = Perder $

Para sermos melhores jogadores, temos de saber onde estamos a errar, e aprender e evoluir com os nossos erros. É importante termos noção disto. Parar para pensar é sempre importante, seja antes, durante ou depois das sessões.

Best of Luck guys ;)

Nenhum comentário: