10/10/2007

Winning Players

O primeiro passo é percebermos o objectivo... ganhar dinheiro!

Não fazermos "fancy" moves, não fazermos aquilo que era "suposto" fazermos, não ser super-agressivo como muita gente pensa que tem de ser, resumindo, tudo aquilo que achares importante para seres um jogador ganhador... FAZ! Lê forums, joga muitas mãos, pensa e estuda o teu jogo, pede opiniões... a partir deste ponto, a estratégia provavelmente não será o grande problema do teu jogo.

O que é importante:

1- Primeiro que tudo, estares em condições físicas e psicológicas de jogares o teu "A" game. O poker não é um jogo fácil. Uma das ratoeiras em que todos caímos é assumirmos previamente que os fishs são tão maus, que se jogarmos o nosso game "B" ou "C" conseguiremos na mesma ser lucrativos. Na verdade, estamos errados. Quando jogamos poker não estamos apenas a jogar contra outros jogadores mas também contra a casa através do rake, e o mais provavél é nem conseguirmos bater a casa quando jogamos o nosso "C" game. Um dos problemas de começar a jogar o nosso game "C" é que quando nos damos conta da realidade, já o estamos a fazer há muito tempo. É importante parar e voltar apenas quando estamos no nosso melhor.

2. Não "dar" dinheiro! E não estou a falar apenas de bluffs, estou também a falar das vezes em foldamos mãos decentes a apostas pequenas, foldar monstros porque "ele" de certeza que tem nuts, etc... Qualquer pessoa que esteja a "lutar" com o seu jogo, estará certamente a "dar" dinheiro uma grande parte das vezes. Se revermos as sessões de forma pormenorizada, iremos encontrar várias situações onde literalmente demos o nosso dinheiro. Jogar o nosso melhor e não "dar" dinheiro terá certamente um grande impacto no winrate de um jogador. Outro exemplo sobre estarmos a "dar" dinheiro, é também as vezes em que não fizemos value bet com top pair no river contra o calling station da mesa.

3. Não tornes as jogadas do fish correctas. Se utilizarmos uma boa selecção de mesas e também de posição na mesa, vamos ( e queremos) encontrar jogadores mt maus. Estes maus jogadores vão fazer jogadas estranhas, e é preciso que nos ajustemos. Se não o fizermos, estaremos a tornar as suas jogadas más em boas jogadas. Quando fazemos um bluff a um calling station, acabámos de fazer o fish um jogador melhor que nós. A maior parte dos fish têm altos VPIP, na tentativa de terem sorte no flop. Normalmente o que fazemos é castigá-los pré-flop com mãos melhores e obrigá-los a pagar caro os flops. Imaginem que fish dá call e nós com QQ fazemos raise para 14BB e call again. O flop vem T66, fish check, nós bet pot, fish push... u call??? U call e fish mostra A6o, ou seja, acabamos por tornar um estilo -EV de andar atrás de flops, num estilo lucrativo. Isto é apenas um exemplo, e certamente há outros que transmitem melhor esta ideia.

O que não é importante:

1. "Decisões" difíceis. Se estiveres a jogar uma mão e estás perante uma decisão mesmo difícil, e não sabes qual será o melhor movimento, o mais certo é não ser importante! Se é uma decisão mesmo difícil, o mais certo é que as escolhas em termos de EV sejam muito próximas. Claro que podes ter perdido um pot enorme, por teres tomado a decisão errada naquela situação, mas se estiveres a pensar no range de mãos, provavelmente será uma decisão EV0. Estas situações difíceis são interessantes de analisar porque são muito próximas em termos de EV e complicadas, mas a realidade é que têm um efeito quase 0 no teu winrate a longo prazo. Verificas isso facilmente, sempre que fazes um post de uma mão, e os "posters" mais respeitados tomam decisões diferentes naquela situação. Provavelmente haverá uma decisão melhor que a outra, mas são todas de EV muito próximas.

2. Pequenos detalhes sobre o teu jogo. Podes estar a jogar com um VPIP de 15% ou de 30%, podes completar na SB com 710o ou não, na realidade este tipo de detalhes podem ser ligeiramente EV+ ou EV-, mas de facto têm muito pouco efeito entre seres um jogador ganhador ou não. O que não deves NUNCA fazer é jogar fora da tua zona de conforto, seja em termos de estilo ou banca. Sempre que quiseres experimentar um estilo diferente aconselho vivamente a descer 2 níveis nos limites que habitualmente jogas. Não completes com mãos marginais na SB se não te sentes confortável pos-flop. Claro que foldar 10Jo na SB pode ser considerada uma leak no teu jogo, mas é uma leak pequena e que não merece muita importância.

3. Situações marginais. Durante as sessões irás encontrar muitas situações destas, poderias foldar todas essas mãos que certamente não alteraria o teu winrate de uma forma evidente. Por outro lado, é muito fácil cometer grandes erros nestas situações, e que irão pesar no teu winrate. Isto é uma especie de Reverse Implied Odds. Raramente é mau sermos "fracos" nestes spots. Muitas pessoas têm medo de serem considerados "weak" ou faceis de os pôr fora da jogada, mas isto não é necessariamente um problema, a não ser que alguém se esteja claramente a aproveitar-se disso e está na hora de lhe armar uma "armadilha".

GL at the talble

tradução de http://forumserver.twoplustwo.com/showflat.php?Number=6251739

7 comentários:

Segrob disse...

Permites-me discordar do ponto 3 do texto: o que não é importante?

NRReis disse...

Permito, mas considera a interpretação do texto. Como o lês, até parece que não é mau estares envolvido em situações marginais, o que obviamente discordo. Na realidade o que quis dizer, foi que não é importante foldarmos ou sermos weaks em situações marginais porque no long run evitando este tipo de situações não vai ter grande impacto no teu winrate, e que o melhor é escolhermos o adversário certo para entrar nesses spots. Provavelmente não me terei exprimido da melhor forma. Mas aceito argumentações.

Segrob disse...

Isso concordo perfeitamente, mas estava-me a referir ao complete na SB com mãos marginais. Acho que deves raisar ou foldar. Além de ires jogar sem posição, podes ser punido pela BB (é o mais normal a partir de um certo nível), vais acabar muitas vezes por te encontrar naquelas situações marginais em que tens de tomar decisões difíceis.

policy10 disse...

andas a ler uma coisas giras!!! 2+2 anthology!! :)

got u!


ps: para pagar aquelas piadas de UHUHUHUH... :)

NRReis disse...

yep, achei importante traduzir alguns textos de lá pq há muita malta que não percebe inglês.

E tem lá coisas muito boas.

Luis Sousa Reis disse...

Muda mas é a cor de fundo do teu blog...Este contraste preto/branco obriga-me a descansar os olhos a cada 2 paragrafos :(

Em relacao ao texto, como disse o policy boa traduçao :p

abraço
flyerr

Unknown disse...

Para quem domina o Inglês 2+2 Anthology é de leitura obrigatória... há um mês atrás decidi ler o best of do 2+2 (passei 1 semana a ler de manhã à noite :-)) e efectivamente tem posts de alta qualidade educativa p/ todos os níveis de jogadores... "What don´t kill you, Make you stronger"