8/15/2007

Gestão-Projecto-Motivação

Este titulo é logo á partida um pouco estranho, mas eu passo a explicar.

Desde Janeiro que, como todos sabem, me dedico só ao poker. Posso dizer que durante meio ano as coisas corriam bem e tirando algumas beats aqui ou ali, não me podia queixar. Meses houve em que tirei cerca de 6 a 7 vezes o meu ordenado "antigo". Nesta fase, e devido a outros projectos onde estou metido, retirei quase todo o meu bankroll, ficando com migalhas... Até aqui tudo bem! O grande problema veio, quando continuei a jogar os limites que jogava com um bankroll muito, mas muito abaixo, do "normal". Se para um jogador "normal" 20 buy-ins chegam para andar a saltar de nivél, para um jogador profissional esse numero na minha opinião deverá ser entre 40-50 Buy-ins, porque obviamente entendemos a variancia e não nos podemos dar ao luxo de falir.

Esta falta de disciplina tem-me custado alguns dissabores e depois de levar na cabeça algumas vezes também não me apetece depositar 10k numa sala para jogar nl200 ou nl400. Por isso, pensei bastante qual seria a melhor forma de lutar contra as minhas dificuldades psicológicas, que são:

1- Jogar abaixo dos limites que jogo
2- Jogar sempre dentro da bankroll
3- Jogar 8 horas dia
4- Controle emocional
5- Motivação para não estar a pensar em ganhos monetários a curto prazo

A melhor forma de evoluírmos não só como jogador mas também como ser humano é sermos capazes de pensar e analisar os nossos erros, mas acima de tudo arranjar estratagemas para solucioná-los. É esta capacidade que nos distingue do mundo animal.

Tenho pensado muito nestes ultimos tempos... sobre as duas primeiras dificuldades lembro-me de várias conversas com o Cool Kid em que lhe dizia que não ganhava em nl25 ou nl50 mas que tinha bons resultados em nl200 ou nl400, e ele respondia-me que somos nós que nos temos de adaptar ao jogo e não o jogo a nós, e que apesar de ele também não ser exemplo, jogar dentro do bankroll é fundamental para se ter sucesso nesta profissão.
Os pontos 3,4 e 5 têm a ver comigo próprio, ao contrário do que alguns pensam, jogar 8 horas de poker em cash games todos os dias é muito desgastante, não é facil aguentar tanto tempo multitabling a jogar bem, temos de ser capazes de ter noção do momento que se atinge o ponto de inflecção e a qualidade do nosso jogo começa a caír. Um ponto para mim importante é o 5, vou ter de fazer algum sacrificio inicial e não pensar se ganhei 15$, ou 80$ ou se perdi 50$ num dia. Para quem tinha oscilações na banca de 2k-3k acaba por ser ridiculo dizer que no dia tal ganhei 100$, mesmo que isso represente 4 buy-ins. Quero ofuscar-me destes pensamentos e pensar que dentro de 3-4 meses estarei de novo onde o meu nivel actual me permite estar. Acho que com tudo isto quando chegar a nl200 serei um jogador mais forte e com mais qualidade.

Um dos motivos pelos quais partilho estes pensamentos, é o facto de este blog já ser lido por muitos amigos e conhecidos, mais até dos que inicialmente pensava que poderia ser lido, mas que me dá muito agrado.

Desta forma, e concluíndo, vou procurar actualizar mais regularmente os meus resultados desde nl25. Resolvi depositar quase 1000$ e traçei um projecto de subida ou descida de niveis muito mais conservador do que sempre fiz. Acho que vai ser giro, poderem seguir desde o nivél mais baixo que sou capaz de jogar, toda a evolução que irei ter até ao final do ano.

Claro que podem pensar que com 1k já podias jogar nl50, sim, é verdade, mas a variancia existe, e vou precisar de algum tempo para me adaptar a estes niveis e vou jogar com jogadores que não conheço. Pretendo jogar 2000-2500 mãos diariamente, e espero conseguir uma média de 6bb/100. Pretendo subir para nl50 quando tiver 35 buy-ins ou seja, 1750$, e só voltar a subir para nl100 quando tiver 5000$. Ou seja, vai ser a fase mais estagnante deste projecto, mas é a forma "psicológicamente" mais confortável de encarar swings normais.

Começo amanhã! :)

Abraços

-------EDIT-------

Começei hoje :))


Foi uma sessão de 8 tabling com alguma variancia, mas que acabou positiva dentro do numero de mãos que pretendo fazer diariamente.

Quase 3 buy-ins up, e que só não foram 7 porque aconteceu esta mão...

http://www.pokerhand.org/?1374988

Sinceramente não gosto do miniraise no flop, até porque detesto fazer isto, mas com tanta janela a apitar ( 8 mesas :p) deu nisto. No entanto sei que ele não ia largar e acabei por conseguir que ele fizesse o push. Pena que o final não me fosse favorável. Depois desta mão diz 2 pushs em flush draw que acabaram por não passar disso, e daí o aquela descida no gráfico. É engraçado, porque sinto-me obrigado a jogar 8 mesas nestes niveis. É a unica forma de não "inventar" e jogar ABC, porque também é a unica forma de ganhar nestes niveis. Jogadas nivel 2 e 3 nestas mesas não resultam, se o tipo aposta 1$ com bottom pair, e diz-me á descarada " EU TENHO BOTTOM PAIR" não me adianta subir para 6$ com "ar" porque o tipo não larga. Por isso não inventar é fulcral, e dessa forma não tilto com a estupidez alheia...

Nenhum comentário: